Programas de formação de professores da educação básica.
Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....
Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.
Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.
PROCESSO SELETIVO
Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
Mediadores - Aprovados:
Fábio Rogério Rodrigues da Silva -15pontos
Isamar Martins de Santana - 15 pontos
Maria Betania do Nascimento Andrade - 15 pontos
Luciana Lima dos Santos - 14,5 pontos
Adilene Maria Marques Pereira - 14 pontos
Flávia Messias Lucena Melena - 14 pontos
Sthefano Santana Souza de Farias - 13 pontos
Selma Maria de Oliveira - 11 pontos
Mauro Silva de Souza - 11 pontos
Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...
Conheça os critérios de participação dos cursos.
Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..
O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.
Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.
A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.
Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.
No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.
Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.
Lançamento de livros:
1- Jogos para ensinar ortografia: ludicidade e reflexão. Artur Gomes de Morais e Tarciana Pereira da Silva Almeida.
2- Qualquer maneira de alfabetizar vale a pena? Histórias de alfabetização de uma professora pesquisadora. Eliana Borges Correia de Albuquerque.
05/10 - 19h00
Auditório do Centro de Educação da UFPE
Querida Emilia Ferreiro,
Que pena que você partiu para outro plano!
Mas, em lugar de apenas sofrer e lamentar essa viagem repentina, viemos aqui lhe dizer que, sim, você continuará muito presente entre nós. E viemos agradecer o muito que temos aprendido com você, há mais de quatro décadas.
Nós, que fazemos o CEEL-UFPE, graças ao fato de estarmos em Recife, onde nos anos 1970 já havia um Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, tivemos o privilégio de conhecer sua obra seminal, Los Sistemas de Escritura en el Desarrollo del Niño, escrita com nossa outra Mestra, Ana Teberosky, logo após sua publicação. Que encantamento! As fotocópias do texto original eram "devoradas" e as situações de escrita espontânea, que aqui replicávamos, nos deixavam seguros de que uma outra "revolução copernicana" começava...
Com você pudemos lutar pela superação de uma visão adultocêntrica e empirista, que reduzia o aprendiz de escrita a mero receptor de informações padronizadas sobre letras e sons. Uma criança, jovem ou adulto, cuja única tarefa seria repetir, repetir muito, até ser capaz de reproduzir, sem falhas, o modelo que recebeu pronto. É doloroso ver que, nos últimos anos, sob o pretexto de usar "evidências científicas", vendedores de métodos fônicos queiram nos fazer retroceder à era anterior à sua Teoria da Psicogênese da Escrita...
Falhas... erros... Com você aprendemos a olhar do outro lado do espelho e ver que, por trás do que até então os adultos julgavam mero e preocupante "erro", havia pensamento, evolução e ótimos indicadores do que precisamos fazer para ajudar o aprendiz a avançar.
Com você aprendemos que o processo de imersão na cultura escrita começa bem antes do primeiro dia do ano letivo que chamamos de "alfabetização". Que as crianças não pedem licença para pensar e aprender... que existe todo um processo de compreensão da escrita alfabética, quase invisível, se só deixarmos meninas e meninos recitarem cantilenas ou copiarem em silêncio.
Com você aprendemos que alfabetizadoras(es) - e educadoras(es) em geral- têm todo o direito (e necessidade) de estudar sempre, de partilhar conhecimentos e dúvidas, de viver essa prazerosa aventura de profissionalização, que é a formação continuada, pela qual ainda temos tanto por reivindicar...
E, desde cedo, você nos ensinou que teoria, didática e ação política andam juntas, sobretudo nesses países da América Latina que, felizmente, começam a ser chamados de "Sul Global" e nos quais há ainda tanta desigualdade a ser superada.
Obrigado, Mestra! Este tem sido um ano duro, você sabe. Antes de você, demos adeus a Magda Soares e a Ana Teberosky, suas colegas. Vocês três têm sido nossas referências especiais!
Querida Emilia, aqui ficamos, prometendo seguir essa bela peleja que é a luta por escolas, alfabetizandos e professores mais felizes. Muito obrigado por tudo que nos ensinou e ensina!
Equipe do CEEL-UFPE
2013 © CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem - Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Educação
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n, Cidade Universitária - CEP: 50740-530. Recife - PE - Brasil
Telefone: (81) 2126.8921