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  • PROGRAMAS

    Programas de formação de professores da educação básica.

    Ações para treinar professores do Ensino Fundamental Ações para treinar professores do Ensino Fundamental
  • CURSOS/TURMAS

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais Cursos para professores das redes municipais e estaduais
  • MATERIAIS

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.

    Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.



    Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife - RELEITURA

    Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.



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    Cursos

    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola Mediadores – Lista dos Aprovados:

    PROCESSO SELETIVO
    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
    Mediadores – Aprovados:

    Fábio Rogério Rodrigues da Silva –15pontos
    Isamar Martins de Santana – 15 pontos
    Maria Betania do Nascimento Andrade – 15 pontos
    Luciana Lima dos Santos – 14,5 pontos
    Adilene Maria Marques Pereira – 14 pontos
    Flávia Messias Lucena Melena – 14 pontos
    Sthefano Santana Souza de Farias – 13 pontos
    Selma Maria de Oliveira – 11 pontos
    Mauro Silva de Souza – 11 pontos



    Turmas



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    Caderno de apresentação

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    Caderno 7 - Alfabetização matemática na perspectiva do letramento

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  • ATUAÇÃO

    Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...

    Atuação. Avaliação educacional, assessoria, formação de professores... Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • NOTÍCIAS

    Conheça os critérios de participação dos cursos.

    Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos. Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos.
  • TESES E PESQUISAS / PUBLICAÇÕES

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..

    Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos... Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos...
  • PESQUISA

    O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.

    Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.

    A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.

    Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.



    FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.

    Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.



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    VII Seminário de Estudos de Educação e Linguagem Leitura.

    O VII Seminário de Estudos em Educação e Linguagem é um evento promovido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) e acontecerá dos dias 28 a 30 de julho de 2020, na Universidade Federal de Pernambuco, tendo, nesta edição, o tema “Leitura e escrita como direito e prática para liberdade e igualdade dos povos”. O evento busca congregar profissionais da educação e áreas afins, pesquisadoras e pesquisadores, autoras e autores, editores, estudantes, integrantes de movimentos sociais e culturais vinculados a projetos de formação de leitores.
    Diferentes atividades farão parte do evento, como: palestras, mesas redondas, oficinas de jogos e sequências didáticas, comunicações de pesquisa, apresentação de relatos de experiência, rodas de leitura, lançamentos e exposições de livros, encontro com escritores, saraus poéticos, sessões de vídeos e ações culturais.

    Período de inscrição na modalidade ouvinte: 27 de março até 24 de abril (ou até as vagas serem preenchidas).

    As inscrições serão gratuitas e realizadas na modalidade de ouvinte no link abaixo:
    https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeqmhys8eRpPA4JoTwdIc8GjWzEyOgf5B-8tcwg65wFs_woOQ/viewform

    Informações importantes:
    • A participação nas atividades simultâneas durante o evento obedecerá a lotação máxima das salas, de acordo com a ordem de chegada dos participantes.
    • Todas as pessoas que submeterem trabalhos para apresentação precisarão realizar a inscrição para ouvinte. Dessa forma, garantirá o recebimento de certificado. O evento não garante, porém, nenhum material adicional.
    • Os profissionais de escolas públicas que tenham sido inscritos pela Secretaria de Educação não devem fazer nova inscrição como ouvintes.
    • As inscrições para submissão de apresentação de “Relato de experiência” serão realizadas diretamente pelas Secretarias de Educação e só poderão se inscrever nesta modalidade profissionais que tenham sido inscritos como ouvintes pelas Secretarias de Educação.
    • As inscrições para apresentação de “Comunicação de pesquisa” devem ser realizadas segundo as orientações descritas adiante neste documento.
    • Lembramos que o correto preenchimento do formulário é de responsabilidade dos inscritos.


    ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÃO DE PESQUISA

    As comunicações de pesquisa deverão ser enviadas exclusivamente para o e-mail: iiseminarioceel@hotmail.com no período de 27/03 a 24/04/2020.

    Os trabalhos serão submetidos na forma de Resumo Expandido e devem estar voltados para um dos seguintes eixos temáticos:
    EIXOS TEMÁTICOS
    1- Leitura e escrita na escola e em espaços não escolares
    2- Leitura, escrita em territórios interculturais
    3- Leitura, escrita e primeira infância
    4- Produção de leitura para jovens e adultos
    5- Formação do professor leitor
    6- Leitura, escrita e inclusão
    7- Bibliotecas comunitárias e formação de leitores
    8- Políticas de alfabetização

    Serão permitidas, no máximo, duas submissões de trabalho por participante. Se o participante enviar duas propostas de trabalho, seu nome deverá constar em uma proposta como autor principal; e em outra, como coautor. As Comunicações de Pesquisa deverão ter no máximo três autores.

    ORIENTAÇÕES PARA ENVIO DOS TRABALHOS
    As Comunicações de Pesquisa serão apresentadas no formato de Resumo Expandido, com extensão entre 10 a 15 mil caracteres com espaços, incluindo: introdução, referencial teórico, metodologia, discussão e resultados, conclusão e referências.
    Os trabalhos deverão cumprir as seguintes regras de formatação:
    • Digitação em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5cm, com corpo do texto justificado e com margens laterais, inferior e superior de 2,5 cm, com dimensões da página de 21,0 x 29,7 cm (A4), devendo ser salvo em PDF;
    • São obrigatórios os seguintes elementos pré-textuais: título, autores, filiação institucional e eixo temático escolhido para o trabalho;
    • O título e subtítulo do texto devem ser destacados em negrito, em letras maiúsculas, fonte 12 e centralizado;
    • A autoria deve ser indicada após o título do trabalho e a afiliação institucional deve constar abaixo do nome do(s) autor(es), ambos alinhados à direita;
    • O eixo temático escolhido deve estar em letras maiúsculas, alinhadas à esquerda;
    • As citações com mais de três linhas devem aparecer com recuo de 4 cm da margem esquerda, em fonte 11, espaçamento simples e sem aspas;
    • No caso de citações, as referências aos autores devem obedecer ao modelo “Sobrenome do autor, data e página”;
    • As referências devem ser digitadas ao final do artigo, em ordem alfabética, obedecendo às normas da ABNT (NBR-6023/2000);
    • As notas, quando necessárias, devem ser numeradas sequencialmente e inseridas ao longo do artigo, como notas de rodapé;
    • Tabelas, quadros ou outras ilustrações devem fazer parte do corpo do texto, sendo numerados, titulados corretamente e com indicação das respectivas fontes. As imagens utilizadas nos resumos deverão respeitar a legislação vigente de direitos autorais.

    Informações importantes para o autor:
    • Os textos que estiverem fora do modelo proposto acima não serão acolhidos e submetidos à apreciação do Comitê Científico;
    • Os trabalhos serão avaliados por pareceristas indicados pelo Comitê Científico do VII Seminário do CEEL;
    • Os trabalhos aceitos receberão uma comunicação por e-mail até dia 22/06/2020.
    • Em cada sessão serão apresentadas 04 (quatro) Comunicações de Pesquisa (20 minutos para cada apresentação) com 30-40 minutos de discussão.
    Total de trabalhos a serem apresentados no VII Seminário de Estudos em Educação e Linguagem: 20 Comunicações de Pesquisa.



    Equipe do projeto Mediadores de Leitura inicia trabalho junto às bibliotecas escolares de Camaragibe.

    As onze escolas da rede municipal de Camaragibe que têm bibliotecas em funcionamento terão seus espaços requalificados, com o apoio de uma equipe do projeto Mediadores de Leitura na escola e na biblioteca. A ação iniciada hoje, dia 12 de março de 2020, terá como foco intervir na ambientação das bibliotecas escolares, para que elas possam realizar, de modo mais qualificado, mediações de leitura e outras atividades voltadas à formação de leitores. Contando com uma equipe composta por 5 educadoras do CEEL, 5 gestores e mediadores de leitura da Biblioteca Popular do Coque, Biblioteca Multicultural Nascedouro, Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares e 2 técnicos da Secretaria de Educação de Camaragibe, a expectativa é que se realizem mutirões de requalificação das bibliotecas nos próximos dois meses.
    Numa reunião realizada na sede da Secretaria de Educação de Camaragibe, 20 gestores e escolares, juntamente com a equipe de assessores, iniciaram o planejamento dessa intervenção, que certamente contribuirá para fortalecer projetos de leitura que ocorrem nesses espaços escolares.



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    Teses e pesquisas

    Os critérios adotados por crianças para avaliar suas professoras

    Autor:JULIANA DE MELO LIMA
    Grau:Mestrado
    Programa:Pós Graduação em Educação - UFPE
    Orientador:Profª Drª Telma Ferraz Leal
    Ano:2011

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    A narrativa oral literária na educação infantil: quem conta um conto aumenta um ponto

    Autor:ANA NERY BARBOSA DE ARAÚJO
    Grau:Doutorado
    Programa:Pós Graduação em Educação - UFPE
    Orientador:Profª. Drª. Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa
    Ano:2009

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    Publicações

    Revista Literatura & Arte #3 digital

    No Ciclo de Alfabetização

    Autor:Beatriz de Barros de Melo e Silva; Ester Calland de Sousa Rosa ;Maria Helena Santos Dubeux ;Telma Ferraz Leal
    Organização:Beatriz de Barros de Melo e Silva; Ester Calland de Sousa Rosa; Maria Helena Santos Dubeux; Telma Ferraz Leal.
    Editora:Companhia Editora de Pernambuco- (CEPE)
    ISBN:ISSN 2595-6086
    Ano:nov. 2019.


    Link:https://www.dropbox.com/s/0mju09wdaisn4tu/revistaliteratura%26arte_2019_web.pdf?dl=0




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    Revista Literatura e arte no ciclo da alfabetização #2

    Autor:Beatriz de Barros, Carmen Lucia Bandeira, Clecio Bunzen, Daniel Pereira, Ester Calland, Gabriel de Santana, Helen Santos, Hugo Maciel, Juliana Albuquerque, Marcus Flavio, Maria das Graças Melo, Maria de Fátima Dutra, Emilia Lins, Maria Helen
    Organização:Beatriz de Barros de Melo e Silva, Ester Calland de Sousa Rosa, Maria Helena Santos Dubeux
    Editora:Cepe Editora
    ISBN:2595-6086
    Ano:2018

    Revista do Centro de Estudos em Educação e Linguagem – CEEL
    A Revista do Centro de Estudos em Educação e Linguagem tem como objetivo primordial promover um debate em torno das produções culturais que circulam dentro e fora da escola e que formam leitores da literatura e da arte.
    Link:https://1drv.ms/b/s!AstaxgDeN5fLpchD3E2hzUWZP4oZpw




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Notícias

VII Seminário de Estudos de Educação e Linguagem Leitura.

Leitura e escrita como direito e prática para liberdade e igualdade dos povos23.03.2020

O VII Seminário de Estudos em Educação e Linguagem é um evento promovido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) e acontecerá dos dias 28 a 30 de julho de 2020, na Universidade Federal de Pernambuco, tendo, nesta edição, o tema “Leitura e escrita como direito e prática para liberdade e igualdade dos povos”. O evento busca congregar profissionais da educação e áreas afins, pesquisadoras e pesquisadores, autoras e autores, editores, estudantes, integrantes de movimentos sociais e culturais vinculados a projetos de formação de leitores.
Diferentes atividades farão parte do evento, como: palestras, mesas redondas, oficinas de jogos e sequências didáticas, comunicações de pesquisa, apresentação de relatos de experiência, rodas de leitura, lançamentos e exposições de livros, encontro com escritores, saraus poéticos, sessões de vídeos e ações culturais.

Período de inscrição na modalidade ouvinte: 27 de março até 24 de abril (ou até as vagas serem preenchidas).

As inscrições serão gratuitas e realizadas na modalidade de ouvinte no link abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeqmhys8eRpPA4JoTwdIc8GjWzEyOgf5B-8tcwg65wFs_woOQ/viewform

Informações importantes:
• A participação nas atividades simultâneas durante o evento obedecerá a lotação máxima das salas, de acordo com a ordem de chegada dos participantes.
• Todas as pessoas que submeterem trabalhos para apresentação precisarão realizar a inscrição para ouvinte. Dessa forma, garantirá o recebimento de certificado. O evento não garante, porém, nenhum material adicional.
• Os profissionais de escolas públicas que tenham sido inscritos pela Secretaria de Educação não devem fazer nova inscrição como ouvintes.
• As inscrições para submissão de apresentação de “Relato de experiência” serão realizadas diretamente pelas Secretarias de Educação e só poderão se inscrever nesta modalidade profissionais que tenham sido inscritos como ouvintes pelas Secretarias de Educação.
• As inscrições para apresentação de “Comunicação de pesquisa” devem ser realizadas segundo as orientações descritas adiante neste documento.
• Lembramos que o correto preenchimento do formulário é de responsabilidade dos inscritos.


ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÃO DE PESQUISA

As comunicações de pesquisa deverão ser enviadas exclusivamente para o e-mail: iiseminarioceel@hotmail.com no período de 27/03 a 24/04/2020.

Os trabalhos serão submetidos na forma de Resumo Expandido e devem estar voltados para um dos seguintes eixos temáticos:
EIXOS TEMÁTICOS
1- Leitura e escrita na escola e em espaços não escolares
2- Leitura, escrita em territórios interculturais
3- Leitura, escrita e primeira infância
4- Produção de leitura para jovens e adultos
5- Formação do professor leitor
6- Leitura, escrita e inclusão
7- Bibliotecas comunitárias e formação de leitores
8- Políticas de alfabetização

Serão permitidas, no máximo, duas submissões de trabalho por participante. Se o participante enviar duas propostas de trabalho, seu nome deverá constar em uma proposta como autor principal; e em outra, como coautor. As Comunicações de Pesquisa deverão ter no máximo três autores.

ORIENTAÇÕES PARA ENVIO DOS TRABALHOS
As Comunicações de Pesquisa serão apresentadas no formato de Resumo Expandido, com extensão entre 10 a 15 mil caracteres com espaços, incluindo: introdução, referencial teórico, metodologia, discussão e resultados, conclusão e referências.
Os trabalhos deverão cumprir as seguintes regras de formatação:
• Digitação em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5cm, com corpo do texto justificado e com margens laterais, inferior e superior de 2,5 cm, com dimensões da página de 21,0 x 29,7 cm (A4), devendo ser salvo em PDF;
• São obrigatórios os seguintes elementos pré-textuais: título, autores, filiação institucional e eixo temático escolhido para o trabalho;
• O título e subtítulo do texto devem ser destacados em negrito, em letras maiúsculas, fonte 12 e centralizado;
• A autoria deve ser indicada após o título do trabalho e a afiliação institucional deve constar abaixo do nome do(s) autor(es), ambos alinhados à direita;
• O eixo temático escolhido deve estar em letras maiúsculas, alinhadas à esquerda;
• As citações com mais de três linhas devem aparecer com recuo de 4 cm da margem esquerda, em fonte 11, espaçamento simples e sem aspas;
• No caso de citações, as referências aos autores devem obedecer ao modelo “Sobrenome do autor, data e página”;
• As referências devem ser digitadas ao final do artigo, em ordem alfabética, obedecendo às normas da ABNT (NBR-6023/2000);
• As notas, quando necessárias, devem ser numeradas sequencialmente e inseridas ao longo do artigo, como notas de rodapé;
• Tabelas, quadros ou outras ilustrações devem fazer parte do corpo do texto, sendo numerados, titulados corretamente e com indicação das respectivas fontes. As imagens utilizadas nos resumos deverão respeitar a legislação vigente de direitos autorais.

Informações importantes para o autor:
• Os textos que estiverem fora do modelo proposto acima não serão acolhidos e submetidos à apreciação do Comitê Científico;
• Os trabalhos serão avaliados por pareceristas indicados pelo Comitê Científico do VII Seminário do CEEL;
• Os trabalhos aceitos receberão uma comunicação por e-mail até dia 22/06/2020.
• Em cada sessão serão apresentadas 04 (quatro) Comunicações de Pesquisa (20 minutos para cada apresentação) com 30-40 minutos de discussão.
Total de trabalhos a serem apresentados no VII Seminário de Estudos em Educação e Linguagem: 20 Comunicações de Pesquisa.






Equipe do projeto Mediadores de Leitura inicia trabalho junto às bibliotecas escolares de Camaragibe.

18.03.2020


Equipe do projeto Mediadores de Leitura inicia trabalho junto às bibliotecas escolares de Camaragibe.
As onze escolas da rede municipal de Camaragibe que têm bibliotecas em funcionamento terão seus espaços requalificados, com o apoio de uma equipe do projeto Mediadores de Leitura na escola e na biblioteca. A ação iniciada hoje, dia 12 de março de 2020, terá como foco intervir na ambientação das bibliotecas escolares, para que elas possam realizar, de modo mais qualificado, mediações de leitura e outras atividades voltadas à formação de leitores. Contando com uma equipe composta por 5 educadoras do CEEL, 5 gestores e mediadores de leitura da Biblioteca Popular do Coque, Biblioteca Multicultural Nascedouro, Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares e 2 técnicos da Secretaria de Educação de Camaragibe, a expectativa é que se realizem mutirões de requalificação das bibliotecas nos próximos dois meses.
Numa reunião realizada na sede da Secretaria de Educação de Camaragibe, 20 gestores e escolares, juntamente com a equipe de assessores, iniciaram o planejamento dessa intervenção, que certamente contribuirá para fortalecer projetos de leitura que ocorrem nesses espaços escolares.






V Feira de Leitura do CE/UFPE - Territórios Interculturais da Leitura #DaLamaaoBarro

13.09.2018


O Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), CE/UFPE, a Releitura - Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife, a Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares e a Biblioteca Comunitária do Alto do Moura apresentam: 5ª Feira de Leitura do CE.
Nesta V edição, a Feira valoriza a cultura nordestina e traz reflexões sobre práticas de mediação de leitura, os percursos na formação de leitores e a sustentabilidade das experiências de incentivo à leitura.
A programação é composta de atividades como palestra e mesas temáticas; rodas de diálogos; relato de experiências; conversa com escritores; oficinas e minicursos; exposições, recital poético; atividades culturais e trocas e comercialização de livros. E procura reunir, dinamizar e aproximar a literatura dos estudantes universitários, professores, técnicos e sociedade, de um modo geral, valorizando o texto literário como principal ferramenta de incentivo à leitura literária.
A V Feira de Leitura conta com apoio do Colégio de Aplicação da UFPE, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), Cia Palavras Andarilhas, A Voz da Praça, Bereau Design, Sesc, CEPE, NACE, Prefeitura do Recife e Biblioteca Setorial CE.

“[...] Não sou uma fruteira
nem Tão Pouco um pé de feijão
Sou apenas um pé de livro
Feito do barro
modelado com as mãos”. (Nilcinha Otila)

#nenhumdireitoamenos
#VfeiradeleituraCEUFPE
#DaLamaaoBarro
#Feiradeleitura2018
#literatura #livro #biblioteca
#ceel #releitura #caranguejotabaiares #Bibliotecaaltodomoura



http://www.facebook.com/events/326144281460854/


Lançamento de chapa coordenação geral do CEEL 2018-2019

02.08.2018

PLANO DE TRABALHO PARA COORDENAÇÃO GERAL DO CEEL/UFPE (2018-2019)


Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa
Beatriz de Barros de Melo e Silva
Lúcia Maria de Andrade da Silva Caraúbas
Maria Helena Santos Dubeux



PLANO DE TRABALHO PARA COORDENAÇÃO GERAL DO CEEL/UFPE (2018-2019)

Este Plano de Trabalho tem por objetivo apresentar aos integrantes do CEEL nossa proposta de trabalho para coordenação geral do CEEL/UFPE (2018-2019).


1. Composição da Chapa

Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa
Doutora em Educação pela UFPE. Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

Beatriz de Barros de Melo e Silva
Mestre em História pela UFPE. Doutora em Educação pela Universidad del Mar - Chile. Professora aposentada do Colégio de Aplicação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

Lúcia Maria de Andrade da Silva Caraúbas
Doutora em Educação pela UFPE. Professora do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

Maria Helena Santos Dubeux
Mestre em Psicologia pela UFPE. Professora aposentada do Departamento de Psicologia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco.

2. Proposta de Trabalho

O Centro de Estudos em Educação e Linguagem atua, desde 2004, na realização de atividades voltadas para a melhoria da Educação Básica, e para tanto estabelece parcerias com o Ministério da Educação e Secretarias de Educação. Paralelamente àsações de formação continuada de professoresda Educação Básica, o CEEL também realizatrabalhos voltados para a formação inicial de professores, por meio da inserção de alunos de graduação nos diferentes projetos e na oferta de vagas em seminários organizados pelo Centro. A qualificação de profissionais com perfil para a formaçao continuada dos professores também tem sido objeto de atenção, por meio de um acompanhamento sistemático da equipe que integra o CEEL.
A articulação entre pesquisa, ensino e extensão tem sido o eixo central da equipe que compõe o CEEL. A produção de material bibliográfico, a avaliação de materiais didáticos, a avaliação permanente das ações e os planejamentos coletivos dos cursos de formação de professores têm constituído ações ricas de reflexão teórica e socialização de saberes.
O CEEL também atua no apoio a iniciativas da sociedade civil, como é o caso da Rede de Bibliotecas Comunitárias (RELEITURA) da RMR e promove, regularmente, encontros de divulgação de sua produção acadêmica e de troca de experiências entre educadores (formais e não formais), a exemplo da realização bienal dos Seminários em Educação e Linguagem.
Para a gestão do período de 2018-2019, pretendemos, ao assumirmos a coordenaçao do CEEL, dar continuidade às ações que priorizaram a Educaçao Pública atendendo aos princípios acima elencados.
Buscaremos, também, além de consolidar as ações que vem sendo realizadas, buscar alternativas para novas ações que dinamizem as experiências do CEEL.
Dando continuidade ao que já foi proposto e executado na gestão 2016-2017, algumas metas são estabelecidas para o período 2018 – 2019:

2.1. Fortalecera equipe do CEEL e a gestão colegiada e participativa do grupo

Em 2018-2019 as ações já desenvolvidas pela coordenação anterior no sentido de fortalecer a equipe CEEL serão fortalecidas, seguindo o que está em vigor conforme o regimento interno aprovado em 2009.
Realizaremos reuniões sistemáticas para planejar, acompanhar e avaliar o andamento dos trabalhos desenvolvidos pelos segmentos que constituem o Centro. Serão, ainda, convocadas reuniões da coordenaçao geral e pessoal técnico-administrativo; reuniões com os integrantes do Conselho Deliberativo; reuniões com os alunos de graduação bolsistas e voluntários e pessoal técnico-administrativo e, reuniões com todos os associados.
Por meio de processos seletivos públicos, recrutaremos novos membros para a equipe, sempre que necessário e seguindo o estabelecido no regimento interno.

2.2. Promover ações para discussão / socialização / articulação /desenvolvimentode projetos de pesquisa

Atualmente a equipe do CEEL coordena pesquisa vinculada ao Pacto Nacional pela Alfabetização e membros da equipe realizam diversos estudos no campo da Educação e Linguagem. Propomos criar estratégias para dar mais visibilibilidade e apoio aos grupos de pesquisa atualmente em andamento e estimular a criação de novos grupos.
Para incrementar a socialização dessas pesquisas e articulação com outros pesquisadores, propomo-nos a organizar uma agenda de palestras durante os anos de 2018 e 2019.
A coordenação deve atuar no sentido de apoiar, sempre que possível, a participação de seus membros em eventos científicos de divulgação da produção acadêmica vinculada ao CEEL. Em 2019, deverá ser realizado o IV Seminário de divulgação das pesquisas do grupo.

2.3. Estimular as atividades de publicação

Continuaremos a realizar ações para estimular a organização de obras a serem publicadas com reflexões oriundas das atividades de pesquisa e extensão do CEEL.
Além da promoção de atividades para produção de novas publicações, serão discutidas alternativas para revisão/ampliação dos materiais didáticos para formação docente produzidos pelo Centro.
Garantir a periodicidade das produções eletrônicasdo CEEL é outra meta para o período. Empreender esforços para qualificar essas produções.



2.4. Favorecer a continuidade dos projetos que já estão em andamento

Por meio da articulação com os coordenadores dos projetos, buscaremos propiciar condições favoráveis ao desenvolvimento dos projetos em andamento.

2.5. Estabelecer novas parcerias

Continuaremos com a participação no Fórum Estadual de Educação de Pernambuco, na busca de estreitar as relações com os sistemas que já desenvolvem parceriais com o CEEL, e construir novas parcerias.
As articulações com o Ministério da Educação, as Secretarias de Educação e a UNDIME também serão mantidas e ampliadas, buscando-se participar ativamente das ações no cenário nacional, estadual e municipal.
Além disso, buscaremos em editais lançados em órgãos de fomento a captação de recursos para manutenção das ações permanentes da equipe.

2.6. Manutenção do “Portal Educativo” do CEEL

O Portal Educativo tem sido hoje uma ferramenta necessária para o trabalho no Centro. Por meio dele são realizadas inscrições / acompanhamentos dos cursos promovidos pelo Centro, divulgação de ações do CEEL e o intercâmbio com professores, secretarias de educação e outros centros de ensino, pesquisa e extensão.
Para complementar as funções do Portal, buscar-se-á retomar e consolidar os grupos virtuais de discussão, articulados aos cursos de formação de professores oferecidos pelo Centro.
Este plano de ação será apresentado ao Conselho Deliberativo e poderá sofrer alterações visando assegurar o fortalecimento das ações colegiadas do grupo.


Em 31 de julho de 2018.






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