Rede Sociais Ceel/UFPE Twiiter Facebook Flick YouTube

  • PROGRAMAS

    Programas de formação de professores da educação básica.

    Ações para treinar professores do Ensino Fundamental Ações para treinar professores do Ensino Fundamental
  • CURSOS/TURMAS

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais Cursos para professores das redes municipais e estaduais
  • MATERIAIS

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.

    Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.



    Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife - RELEITURA

    Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.



    Ver todos os programas Ocultar

    Cursos

    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola Mediadores – Lista dos Aprovados:

    PROCESSO SELETIVO
    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
    Mediadores – Aprovados:

    Fábio Rogério Rodrigues da Silva –15pontos
    Isamar Martins de Santana – 15 pontos
    Maria Betania do Nascimento Andrade – 15 pontos
    Luciana Lima dos Santos – 14,5 pontos
    Adilene Maria Marques Pereira – 14 pontos
    Flávia Messias Lucena Melena – 14 pontos
    Sthefano Santana Souza de Farias – 13 pontos
    Selma Maria de Oliveira – 11 pontos
    Mauro Silva de Souza – 11 pontos



    Turmas



    Ver todos os cursos e turmas Ocultar

    Caderno de apresentação

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Caderno 7 - Alfabetização matemática na perspectiva do letramento

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Ver todos os programas Ocultar
  • ATUAÇÃO

    Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...

    Atuação. Avaliação educacional, assessoria, formação de professores... Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • NOTÍCIAS

    Conheça os critérios de participação dos cursos.

    Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos. Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos.
  • TESES E PESQUISAS / PUBLICAÇÕES

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..

    Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos... Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos...
  • PESQUISA

    O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.

    Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.

    A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.

    Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.



    FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.

    Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.



    Ver todos os programas Ocultar

    I Seminário de Formação do Curso: Mediação de leitura na Escola e na Biblioteca

    No dia 22 de fevereiro do corrente ano, ocorreu no auditório do Centro de Educação da UFPE, o I Seminário de Formação do Curso: Mediação de leitura na Escola e na Biblioteca, tendo como temática a organização dos espaços nas escolas e o papel da mediação de leitura na formação do leitor. O evento promovido pelo CEEL/UFPE, Releitura – Bibliotecas em Rede e a Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares por meio da parceria entre o Ministério da Educação e a Universidade Federal de Pernambuco, contou com a participação de gestores, professores e responsáveis por bibliotecas de escolas públicas do Recife, Olinda e Jaboatão do Guararapes.



    III Seminário de Formação dos OE- CL- CR- CE

    Nos dias 15 a 17 de fevereiro do corrente ano, aconteceu o III Seminário de Formação dos Orientadores de Estudo e Coordenadores (locais, regionais e estadual), que fazem parte do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa) em Pernambuco.
    Promovido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE), por meio de parceria entre Ministério da Educação, Universidade Federal de Pernambuco , a UNDIME, as secretarias municipais e estadual de Educação de Pernambuco. O evento foi sediado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA), e contou com um total de 718 participantes, que se reuniram em 26 turmas no Seminário para refletir sobre a avaliação diagnóstica, o planejamento das atividades de ensino, a utilização diversificada de materiais no cotidiano escolar, além de retomar as discussões sobre oralidade e escrita. O grupo de coordenadores refletiu sobre gestão do ciclo de alfabetização, mobilização e participação no encaminhamento da formação de professores alfabetizadores. Durante o encontro, os participantes manifestaram seu desejo de continuidade do PNAIC em 2017, assegurando seus princípios e ressaltando sua contribuição para assegurar o direito à aprendizagem e desenvolvimento dos profissionais da educação e das crianças no ciclo de alfabetização.



    Ver todos os programas Ocultar

    Teses e pesquisas

    Os critérios adotados por crianças para avaliar suas professoras

    Autor:JULIANA DE MELO LIMA
    Grau:Mestrado
    Programa:Pós Graduação em Educação - UFPE
    Orientador:Profª Drª Telma Ferraz Leal
    Ano:2011

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    A narrativa oral literária na educação infantil: quem conta um conto aumenta um ponto

    Autor:ANA NERY BARBOSA DE ARAÚJO
    Grau:Doutorado
    Programa:Pós Graduação em Educação - UFPE
    Orientador:Profª. Drª. Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa
    Ano:2009

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Publicações

    DIVERSIDADE TEXTUAL: Propostas para a Sala de Aula

    Autor:Ana Regina Ferraz Vieira, Anny Querubina de Souza Barros, Débora Amorim G. Costa Maciel, Djario Dias de Araújo, Jorge Luís Lira da Silva, Márcia Mendonça, Normanda Beserra
    Organização:Márcia Mendonça
    ISBN:ISBN 978-85-61611-00-2



    Link:https://drive.google.com/drive/folders/0B2fig5QGjS_TTjhBNFJKVlV1am8




    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA: reflexões e práticas no Ensino Fundamental

    Autor:Autores: Alexsandro da Silva, Andréa Tereza Brito Ferreira, Cristina Artur Gomes Morais, Eliana Borges Albuquerque, Kátia Leal Reis de Melo / Organização: Ana Carolina Perrusi e Telma Ferraz Leal
    Organização:Ana Carolina Perrusi e Telma Ferraz Leal
    Editora:Autêntica.
    ISBN:857526-191-6



    Link:https://drive.google.com/drive/my-drive




    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações
    Ver todos os programas Ocultar


Inicio Contatos

Contatos















* Campos de preenchimento obrigatório

Localização Localização

Mapa de Localização

Universidade Federal de Pernambuco
Centro de Educação Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n,
Cidade Universitária - CEP: 50740-530. Recife - PE - Brasil
Telefone: (81) 2126.8921

2013 © CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem - Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Educação
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n, Cidade Universitária - CEP: 50740-530. Recife - PE - Brasil Telefone: (81) 2126.8921