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  • PROGRAMAS

    Programas de formação de professores da educação básica.

    Ações para treinar professores do Ensino Fundamental Ações para treinar professores do Ensino Fundamental
  • CURSOS/TURMAS

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais Cursos para professores das redes municipais e estaduais
  • MATERIAIS

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.

    Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.



    Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife - RELEITURA

    Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.



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    Cursos

    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola Mediadores - Lista dos Aprovados:

    PROCESSO SELETIVO
    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
    Mediadores - Aprovados:

    Fábio Rogério Rodrigues da Silva -15pontos
    Isamar Martins de Santana - 15 pontos
    Maria Betania do Nascimento Andrade - 15 pontos
    Luciana Lima dos Santos - 14,5 pontos
    Adilene Maria Marques Pereira - 14 pontos
    Flávia Messias Lucena Melena - 14 pontos
    Sthefano Santana Souza de Farias - 13 pontos
    Selma Maria de Oliveira - 11 pontos
    Mauro Silva de Souza - 11 pontos



    Turmas



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    Caderno de apresentação

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    Caderno 7 - Alfabetização matemática na perspectiva do letramento

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  • ATUAÇÃO

    Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...

    Atuação. Avaliação educacional, assessoria, formação de professores... Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • NOTÍCIAS

    Conheça os critérios de participação dos cursos.

    Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos. Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos.
  • TESES E PESQUISAS / PUBLICAÇÕES

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..

    Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos... Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos...
  • PESQUISA

    O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.

    Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.

    A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.

    Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.



    FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.

    Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.



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    Feira Territórios Interculturais da Leitura

    A Feira Territórios Interculturais da Leitura é um encontro anual que objetiva promover debates no campo da biblioteca, da literatura e da leitura e procura mobilizar diversas ações que contribuam para uma sociedade cada vez mais leitora. Uma peculiaridade dessa Feira é seu enfoque nas mediações de leitura e no acesso público ao livro e à leitura, com destaque também para a produção autoral e editorial, especialmente de comunidades periféricas, mulheres e jovens.
    Fruto de uma articulação interinstitucional mobilizada pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) a promoção da Feira envolve, desde sua primeira edição, o movimento de bibliotecas comunitárias, organizações culturais e governamentais. Em 2020, esta ação passou a integrar o Programa de Extensão "Bibliotecas comunitárias na UFPE e UFPE nas bibliotecas comunitárias", o que lhe assegurou uma maior vinculação institucional e ampliou seu alcance em termos de público.
    Para enfrentar o desafio de formar leitores e de consolidar comunidades leitoras, além da mobilização de instituições formais como a escola e a biblioteca, é importante contar com a ampliação dos espaços de circulação de livros e do debate em torno da leitura, como é o caso da realização de Festas, Feiras, Festivais e outros encontros literários. Tais eventos podem compor um repertório de conexões entre a dimensão privada e intimista da leitura e as esferas públicas, criando oportunidades para o estabelecimento de vínculos de pertencimento e de participação democráticas.
    A VIII Feira Territórios Interculturais de Leitura teve como tema: "Memórias literárias e tradição oral" e, em 2021, esteve integrada a 2 Festivais Literários e a 2 Festas Literárias. Iniciamos nossa programação com o 1º Festival Caranguejo Tabaiares (11 a 15/10) com uma homenagem ao educador Paulo Freire, em seu centenário, com o tema "O ato de ler na formação humana". Seguimos com o 1º Festival Xukuru, em Pesqueira (03 a 05/11), cuja programação girou em torno da "Leitura, Memórias e Histórias Xukuru do Ororubá". Na 5ª edição, a FLAL – Festa Literária do Alto do Moura (10 a 12/11) participamos de um amplo debate sobre "Memória, Música e Literatura". Por fim, festejamos a 5ª FLAL – Festa Literária do Coque (24 a 2/11), com muita "Literatura popular e oral de cordel".
    Além dos encontros integrados, que impactaram seus territórios com atividades presenciais (seguindo protocolos sanitários estabelecidos para esse período de pandemia), também tivemos uma programação veiculada em plataformas virtuais, com a realização de 13 minicursos (com 477 participantes), 10 encontros temáticos, sessão de lançamentos, sarau e exibição de vídeos. O circuito infantil promoveu oficinas, live com Guardiãs da memória e crianças, circulação de 22 vídeos (com histórias, causos, parlendas...) e distribuição de 800 sacolas de leitura em 14 bibliotecas comunitárias, escolas Xukuru e bairro da Várzea. Nosso sebo virtual fez circular 200 livros a preços acessíveis.
    Em 2021, ao escolher como tema "Memórias literárias e tradição oral" a Feira provocou um amplo debate acerca da importância da leitura para a constituição de identidades coletivas, com destaque para a cultura popular, os saberes dos povos originários, a diversidade étnico-racial e para as múltiplas linguagens artísticas e sua contribuição para a afirmação de valores humanos em uma sociedade inclusiva.
    Nossa gratidão aos 43 integrantes das diferentes comissões organizadoras e aos 32 monitores (14 bolsistas de extensão e 18 voluntários) e aos 13 grupos que promoveram mais essa Feira, bem como aos diferentes apoiadores.
    Ano que vem tem mais. Rumo à IX Feira...
    Mais informações e registros em nossos canais eletrônicos
    https://youtube.com/channel/UCf2NKAyOAsJgqL5Yoq_lfWQ
    feiradeleitura_ufpe (Instagram)
    @feiradeleituraceufpe (Facebook)
    https://feiradeleituraceuf.wixsite.com/my-site-1



    Circuito Infantil: o encontro com crianças e com a criança que há em nós

    Mais uma vez, pelo oitavo ano consecutivo, o Circuito Infantil da Feira Territórios Interculturais de Leitura, nos rendeu momentos de muito encanto, literatura e brincadeiras, resgatando nossas memórias culturais e afetivas tão bem representadas na tradição oral.
    Repetindo o formato híbrido, uma intensa programação circulou em redes sociais, com vídeos de mediação de leitura e encontros em tempo real com contadoras de histórias (adultos e crianças), além da distribuição de kits de literatura (nossas sacolinhas de leitura). Os vídeos com crianças contando histórias foi um sucesso, de uma beleza sem igual (a programação completa pode ser vista no Instagram: feiradeleitura_ufpe). Nossas parceiras e parceiros da contação de histórias, como sempre, nos encantaram com seus talentos e criatividade. Destacamos a participação de grupos queridos como A Voz na Praça, Grupo Guardiãs da Memória, Cia Palavras Andarilhas, Peixe Beta Espaço Cultural, contadores de história de diversos cantos da cidade e de outras cidades. Outras cidades, sim! Esse ano tivemos a participação de mediadores de leitura de vários municípios que compõem o Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Pernambuco.
    O Circuito Infantil representa um espaço de colaboração que congrega todas as pessoas envolvidas na Feira de Leitura. São muitas parcerias, muitos detalhes, cuidadosamente tecidos ao longo de meses para proporcionar um momento significativo com a literatura para nossas crianças. Um detalhe importante é que não são apenas as crianças das bibliotecas comunitárias que curtem esse momento. Nossas famílias e amigos cada vez mais ficam na expectativa pela programação, acompanhando, curtindo e compartilhando conteúdos de nossas redes sociais. E o mais importante: nossa "criança interior" se solta, trazida à festa pelo resgate de memórias de nossa cultura, histórias e brincadeiras de nossa infância e pela programação geral da Feira que, focando as memórias literárias de tradição oral, dialogaram permanentemente com nossas experiências de infância.
    Celebrando esse evento tão especial, que já marca nosso calendário afetivo e literário, conseguimos novamente levar às crianças de 14 bibliotecas comunitárias, do bairro da Várzea e também do povo Xukuru (em Pesqueira) as Sacolas de Leitura, com obras literárias e materiais para desenho e pintura, embaladas com nosso carinho e enviadas em lindas mochilas feitas palas costureiras da Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares. Foi uma grande operação para que isso fosse possível: doações de livros, campanhas de arrecadação de recursos financeiros para tal propósito - vaquinha, sebo, leilão de obras de arte doadas por artistas parceiros, tudo isso feito de forma virtual!.
    Parece mesmo que as sacolinhas vieram para ficar! Isso porque o Circuito Infantil já envolve as nossas crianças por inteiro, não resta mais dúvidas!



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    Teses e pesquisas

    Os critérios adotados por crianças para avaliar suas professoras

    Autor:JULIANA DE MELO LIMA
    Grau:Mestrado
    Programa:Pós Graduação em Educação - UFPE
    Orientador:Profª Drª Telma Ferraz Leal
    Ano:2011

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    A narrativa oral literária na educação infantil: quem conta um conto aumenta um ponto

    Autor:ANA NERY BARBOSA DE ARAÚJO
    Grau:Doutorado
    Programa:Pós Graduação em Educação - UFPE
    Orientador:Profª. Drª. Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa
    Ano:2009

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    Publicações

    Revista Literatura e arte no ciclo da alfabetização #5 Ano 2021

    Autor:Beatriz de Barros de Melo e Silva; Carminha Bandeira; Clécio Bunzen; Cida Fernandez; Elis Araújo; Érika Montenegro; Ester C. S. Rosa; Daniel Pereira ;Maria das Graças Vital de Melo ;Maria de Fátima da Conceiç&
    Organização:Beatriz de Barros de Melo e Silva; Ester Calland de Sousa Rosa; Maria Helena Santos Dubeux; Telma Ferraz Leal.
    Editora:Companhia Editora de Pernambuco- (CEPE)
    ISBN:ISBN: ISSN 2595-6086
    Ano:2021


    Link:https://drive.google.com/file/d/1pleSFGX0p-M2zSsaJOsahf8zmqQDPbGU/view?usp=sharing




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    Revista Literatura e arte no ciclo da alfabetização, #1, Ano 2017

    Autor:Beatriz de Barros de Melo e Silva; Carminha Bandeira; Clécio Bunzen; Cida Fernandez; Elis Araújo; Érika Montenegro; Ester C. S. Rosa; Daniel Pereira ;Maria das Graças Vital de Melo ;Maria de Fátima da Conceiç&atil
    Organização:eatriz de Barros de Melo e Silva; Ester Calland de Sousa Rosa; Maria Helena Santos Dubeux; Telma Ferraz Leal.
    Editora:Companhia Editora de Pernambuco- (CEPE)
    ISBN:ISSN 2595-6086
    Ano:2017


    Link:https://drive.google.com/file/d/1WKqOHu7442clQ3aHcf2yrCYADuBKKx6R/view?usp=sharing




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Inicio Atuação

Atuação

PESQUISA

O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.

Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.

A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.

Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.



FORMAÇÃO DE PROFESSORES

No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.

Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.



ASSESSORIA

O CEEL presta assessoria a secretarias de educação e outras instituições educativas, atendendo a demandas especificas, tais como:
elaboração de propostas curriculares para o ensino de língua portuguesa em diferentes modalidades de ensino;
avaliação e acompanhamento da aprendizagem dos alunos;
elaboração e desenvolvimento de projetos de formação continuada de professores e outros profissionais da educação;
elaboração e acompanhamento de projetos federais, em parcerias com as secretarias de educação, como, por exemplo, no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado.



AVALIAÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

Por solicitação das secretarias de educação, o CEEL, através de análise e elaboração de pareceres sobre livros didáticos, pode contribuir na avaliação do material didático destinado ao ensino de lingua portuguesa a ser adotado nas escolas através do Programa Nacional do Livro Didático(PNLD).

O A equipe do CEEL produz e disponibiliza para as secretarias de educação e escolas um material pedagógico para formação de professores de língua portuguesa. São livros temáticos, guias didáticos e programas de videos que podem ser adquiridos por secretarias de educação interessadas em formar seus professores para o ensino da leitura e da escrita.

A produção de material pedagógico ainda pode responder a demandas especificas das secretarias de educação, ou seja, O Ceel ainda pode desenvolver material específico para as secretarias e escolas, como jogos educativos relacionados ao ensino da língua portuguesa e proposta de seqüências didáticas.



AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

O CEEL, atendendo a demandas de secretarias municipais e estaduais de eduação, realiza trabalhos de avaliação educacional de língua portuguesa em diferentes modalidades de ensino.

Atualmente, em articulação com o Núcleo de Avaliação e Pesquisa Educacional - NAPE-UFPE, ele desenvolve esse tipo de trabalho no âmbito do projeto "Qualidade da Educação Básica e Avaliação de Rede".

Além disso, o CEEL oferece cursos de especialização e de extensão na área de avaliação, buscando contribuir para a construção da autonomia municipal no campo da avaliação educacional, quer seja na consolidação de núcleos de avaliação, quer na formação de educadores.



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