Rede Sociais Ceel/UFPE Twiiter Facebook Flick YouTube

  • PROGRAMAS

    Programas de formação de professores da educação básica.

    Ações para treinar professores do Ensino Fundamental Ações para treinar professores do Ensino Fundamental
  • CURSOS/TURMAS

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais Cursos para professores das redes municipais e estaduais
  • MATERIAIS

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.

    Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.



    Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife - RELEITURA

    Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.



    Ver todos os programas Ocultar

    Cursos

    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola Mediadores Lista dos Aprovados:

    PROCESSO SELETIVO
    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
    Mediadores Aprovados:

    Fábio Rogério Rodrigues da Silva 15pontos
    Isamar Martins de Santana 15 pontos
    Maria Betania do Nascimento Andrade 15 pontos
    Luciana Lima dos Santos 14,5 pontos
    Adilene Maria Marques Pereira 14 pontos
    Flávia Messias Lucena Melena 14 pontos
    Sthefano Santana Souza de Farias 13 pontos
    Selma Maria de Oliveira 11 pontos
    Mauro Silva de Souza 11 pontos



    Turmas



    Ver todos os cursos e turmas Ocultar

    Caderno de apresentação

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Caderno 7 - Alfabetização matemática na perspectiva do letramento

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Ver todos os programas Ocultar
  • ATUAÇÃO

    Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...

    Atuação. Avaliação educacional, assessoria, formação de professores... Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • NOTÍCIAS

    Conheça os critérios de participação dos cursos.

    Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos. Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos.
  • TESES E PESQUISAS / PUBLICAÇÕES

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..

    Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos... Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos...
  • PESQUISA

    O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.

    Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.

    A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.

    Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.



    FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.

    Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.



    Ver todos os programas Ocultar

    I Seminário de Formação do Curso: Mediação de leitura na Escola e na Biblioteca

    No dia 22 de fevereiro do corrente ano, ocorreu no auditório do Centro de Educação da UFPE, o I Seminário de Formação do Curso: Mediação de leitura na Escola e na Biblioteca, tendo como temática a organização dos espaços nas escolas e o papel da mediação de leitura na formação do leitor. O evento promovido pelo CEEL/UFPE, Releitura Bibliotecas em Rede e a Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares por meio da parceria entre o Ministério da Educação e a Universidade Federal de Pernambuco, contou com a participação de gestores, professores e responsáveis por bibliotecas de escolas públicas do Recife, Olinda e Jaboatão do Guararapes.



    III Seminário de Formação dos OE- CL- CR- CE

    Nos dias 15 a 17 de fevereiro do corrente ano, aconteceu o III Seminário de Formação dos Orientadores de Estudo e Coordenadores (locais, regionais e estadual), que fazem parte do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa) em Pernambuco.
    Promovido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE), por meio de parceria entre Ministério da Educação, Universidade Federal de Pernambuco , a UNDIME, as secretarias municipais e estadual de Educação de Pernambuco. O evento foi sediado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA), e contou com um total de 718 participantes, que se reuniram em 26 turmas no Seminário para refletir sobre a avaliação diagnóstica, o planejamento das atividades de ensino, a utilização diversificada de materiais no cotidiano escolar, além de retomar as discussões sobre oralidade e escrita. O grupo de coordenadores refletiu sobre gestão do ciclo de alfabetização, mobilização e participação no encaminhamento da formação de professores alfabetizadores. Durante o encontro, os participantes manifestaram seu desejo de continuidade do PNAIC em 2017, assegurando seus princípios e ressaltando sua contribuição para assegurar o direito à aprendizagem e desenvolvimento dos profissionais da educação e das crianças no ciclo de alfabetização.



    Ver todos os programas Ocultar

    Teses e pesquisas

    Os critérios adotados por crianças para avaliar suas professoras

    Autor:JULIANA DE MELO LIMA
    Grau:Mestrado
    Programa:Pós Graduação em Educação - UFPE
    Orientador:Profª Drª Telma Ferraz Leal
    Ano:2011

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    A narrativa oral literária na educação infantil: quem conta um conto aumenta um ponto

    Autor:ANA NERY BARBOSA DE ARAÚJO
    Grau:Doutorado
    Programa:Pós Graduação em Educação - UFPE
    Orientador:Profª. Drª. Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa
    Ano:2009

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Publicações

    DIVERSIDADE TEXTUAL: Propostas para a Sala de Aula

    Autor:Ana Regina Ferraz Vieira, Anny Querubina de Souza Barros, Débora Amorim G. Costa Maciel, Djario Dias de Araújo, Jorge Luís Lira da Silva, Márcia Mendonça, Normanda Beserra
    Organização:Márcia Mendonça
    ISBN:ISBN 978-85-61611-00-2



    Link:https://drive.google.com/drive/folders/0B2fig5QGjS_TTjhBNFJKVlV1am8




    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA: reflexões e práticas no Ensino Fundamental

    Autor:Autores: Alexsandro da Silva, Andréa Tereza Brito Ferreira, Cristina Artur Gomes Morais, Eliana Borges Albuquerque, Kátia Leal Reis de Melo / Organização: Ana Carolina Perrusi e Telma Ferraz Leal
    Organização:Ana Carolina Perrusi e Telma Ferraz Leal
    Editora:Autêntica.
    ISBN:857526-191-6



    Link:https://drive.google.com/drive/my-drive




    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações
    Ver todos os programas Ocultar


Inicio Apresentação

O Cell/UFPE

Histórico

Criado em 2004, o Centro de Estudos em Educação e Linguagem (Ceel) é um núcleo de pesquisa e extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que desenvolve atividades com foco na melhoria da Educação Básica em escolas públicas e particulares.

O Ceel/Ufpe é composto por uma equipe de professores e alunos envolvidos com formação e pesquisa na área de Educação, Linguagem e Ensino de Língua Materna. Atualmente, a equipe do Centro de Estudos compreende formadores e pesquisadores vinculados a diferentes universidades do país, entre elas a UFPE,UFRPE, UFPB, UFRN e UFRJ.

Atuação

Integrante da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores do Ministério da Educação (MEC) e dos programas Brasil Alfabetizado e Programa Nacional do Livro Didático, o Centro de Estudos desenvolve pesquisas acadêmicas sobre o ensino da Língua Portuguesa e atua na formação de professores e na educação de jovens e adultos.

O Ceel/Ufpe também trabalha na organização e promoção de cursos, planejamento e organização de propostas curriculares, avaliações de rede, produção de livros, vídeos e jogos didáticos, além de prestar assessoria a secretarias de educação e participar de programas de avaliação e produção de material didático e eventos científicos.

Objetivo

O objetivo do Centro de Estudos é contribuir para a melhoria da formação docente através da formação continuada de professores de Língua Portuguesa nos mais diversos níveis de ensino, bem como o desenvolvimento de pesquisas em áreas relacionadas ao ensino da língua materna.

A importância social deste Centro está no trabalho de integração das suas ações através de projetos direcionados a professores de diferente áreas, gestores em educação e às secretarias municipais e estaduais de educação.

Regimento

Acesse o Regimento Interno do Centro de Estudos em Educação e Linguagem baixando o arquivo abaixo.

2013 © CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem - Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Educação
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n, Cidade Universitária - CEP: 50740-530. Recife - PE - Brasil Telefone: (81) 2126.8921